Personal Organizer
mai 2019
Qual a importância do networking para a Personal Organizer?

Entenda como criar relações profissionais através do networking auxilia no crescimento dos seus negócios e promove o desenvolvimento pessoal.

Uma das principais orientações dadas às pessoas que estão no começo de  uma carreira, empreendimento e até para quem está há bastante tempo no mercado é: faça networking.

Essa expressão é recorrente no mercado de trabalho, se tornando um ponto-chave para a conquista de bons resultados. Mas de fato, quão importante é ter um bom networking e o que isso significa profissionalmente?

O que é o networking

Para se ter êxito em algum assunto, você deve primeiramente entender bem sobre ele. O termo networking surge com a ideia de uma rede de relacionamentos; pode ser no âmbito pessoal, mas que possui um valor muito maior quando trata-se do campo profissional.

É se conectar com pessoas ou empresas que possuem interesses, nichos ou alinhamentos parecidos com os seus ou que possam estar ligados de alguma maneira.

No caso das personal organizers, por exemplo, a conexão mais clara seria com outras pessoas que trabalham no mesmo segmento. Desta maneira, seria outras personal organizers, pessoas que buscam serviços de organização e até mesmo empresas que oferecem soluções na área.

Por muito tempo, ter um grande número de contatos em sua rede de networking era considerado o mais importante, mas este conceito se alterou com o passar do tempo. Agora não se trata de quantas pessoas você possui, mas a qualidade delas.

Na prática, significa que ter mil pessoas não adianta se nem a metade delas poderão agregar nada a você ou ao seu negócio. Lembrando sempre, o networking é uma via de mão dupla, não se trata de se conectar com a pessoa apenas pelo o que ela pode te oferecer, mas pelo que ambas podem ter de trocas de experiências, interesses de negócio, apoio e crescimento.

Como fazer um bom networking

Como afirmamos acima, um bom networking não se trata de quantidade e sim qualidade. Cada pessoa com o qual você se conecta e relaciona significa uma nova oportunidade. Pode ser tanto de parceria, de venda ou até mesmo de ampliar o conhecimento da sua marca e serviços a novos nichos interessantes.

Mas como e onde encontrar as pessoas certas para fazerem parte de sua rede?

Há diversas formas de encontrar pessoas que possuam interesse no que você tem a oferecer. As redes sociais se tornaram ferramentas excelentes para alcançar este objetivo; o LinkedIn, por exemplo, é uma rede voltada majoritariamente a esse propósito. Mas outras redes, como Facebook e Instagram, também auxiliam na conquista de uma boa rede de contatos.

Entretanto, um recurso que se mostra eficaz na prospecção de boas conexões é a participação em conferências, palestras, cursos e outros eventos. Nestes locais é possível conhecer pessoas novas e ter contato com diversos níveis de experiência no mercado. Além do fato de que as pessoas que frequentam esses eventos possuem o mesmo objetivo que o seu – apresentar seus trabalhos e conhecer novas pessoas. Dessa maneira, realizar o networking se torna mais orgânico e deixa de ser uma obrigação ou até algo de puro interesse.

Diversas pessoas possuem grandes experiências de crescimento de networking através de eventos. Para as personal organizers, uma referência neste assunto é a Conferência Personal Organizer Brasil, que ocorre anualmente e recebe profissionais de todas as partes do país. Eventos assim são excelentes para novas profissionais e as que já atuam no segmento trocarem experiências, conhecimentos e referências.

Para pessoas que buscam empreender e criar seu próprio negócio, o networking é uma maneira eficaz de crescimento, além de possuir baixo custo. Em essência, esta rede de relacionamentos é como o marketing boca a boca de antigamente, porém, possui um direcionamento melhor e mais pontual, levando o seu negócio de fato as pessoas interessadas nele.

Uma rede de relacionamentos não é construída da noite para o dia, uma boa rede pode levar anos, e está sempre em renovação. Construir um networking demanda um pouco de prática, mas com o passar do tempo você verá que o seu capital social vai se tornar mais valioso, suas habilidades de conquistar conexões se tornará mais sólida e as relações mais profundas e notáveis.

Acesse o nosso site para conhecer mais sobre a 6ª Conferência Personal Organizer Brasil