DICAS PARA VOCÊ ORGANIZAR A SUA EMPRESA DURANTE A QUARENTENA

Nesse período que ficaremos em casa, em distanciamento social, que tal organizar seu espaço, sua rotina e a sua empresa de organização? 

Vamos começar organizando o home office, que traduzido ao pé da letra seria trabalho em casa, mas é na verdade o que chamamos de trabalho remoto, ou seja, à distância. Para exercer esse tipo de trabalho se requer muita organização e as dicas são:

  1. Defina seus horários para trabalhar;
  2. Use técnicas de produtividade como GTD, Pomodoro, Kanban e Tríade do Tempo para focar;
  3. Use a tecnologia a seu favor;
  4. Peça colaboração de todos da casa;

A segunda recomendação é montar uma nova rotina e organizá-la com todos da casa para conseguir ser produtivo: 

  1. Determine horários para acordar, fazer as refeições e dormir; 
  2. Nāo fique de pijama, coloque uma roupa como se estivesse indo trabalhar; 
  3. Mantenha sua casa em ordem na medida do possível;
  4. Separe um local para trabalhar; 
  5. Faça uma lista das tarefas de casa e dívida entre todos da casa; 
  6. Aproveite alguns momentos para curtir em família;

A rotina da casa também não pode ser deixada de lado, ainda mais agora que muitas estão sem empregados domésticos para ajudar. Então assim como ensina suas clientes a organizar a rotina na casa delas, revise a sua e veja se está tudo OK? Na casa temos como ferramentas de organização, o menu semanal, a lista de compras, o cronograma de atividades domésticas e a lista de tarefas. 

Essa é uma oportunidade de mostrar aos seus clientes e seguidores como você se organiza em casa, faça conteúdo próprio e divulgue em suas redes sociais como está se organizando na quarentena. Você pode mostrar sua rotina pessoal e profissional no cenário atual, dar dicas sobre seu nicho para seus clientes fazerem em casa, contar histórias ou curiosidades sobre o seu trabalho, oferecer consultoria online, motivar seus seguidores com frases e conteúdos divertidos, dar dicas interessantes de livros e filmes para eles verem. 

É importante que crie oportunidades, você pode fazer atendimento ou consultorias virtual com seus clientes. Veja algumas dicas de como fazer, por exemplo, uma consultoria online de residências: 

  1. Seu cliente entra em contato com você por rede social, e-mail ou telefone;
  2. Você pode criar um formulário no Google Forms ou Survey Monkey (gratuito) com perguntas básicas sobre o trabalho que precisará realizar ou fazer um questionário simples por telefone mesmo;
  3. Ele envia fotos por e-mail ou WhatsApp, pode também fazer um tour pelo espaço por vídeo chamada;
  4. Você estuda todo material enviado pelo cliente;
  5. Marca um “bate-papo” via Zoom, Skype, Google Hangout, WhatsApp, Face Time, Whereby e faz seu atendimento, ensinando sobre uso de produtos organizadores, ensinando dobras e tirando dúvidas;
  6. Os pagamentos podem ser feitos por transferência bancária, Pagseguro, Paypal ou outro serviço de pagamento digital. 

E agora que seu espaço e seu tempo estão organizados, veja como organizar os documentos da sua empresa:  

a) Use o documento de texto (Word) para elaborar seu modelo de: contrato, proposta, recibo, direito de imagem, e checklists. 

b) Use o documento de apresentação (PPT) para montar seu portfólio, a apresentação da sua empresa e uma proposta visual para seu cliente. 

c) Use o documento de planilhas (Excel) para organizar as finanças da sua empresa, fazer os cálculos de precificação e orçamento dos seus clientes. 

Com tudo isso organizado e hora de captar os seus clientes, vamos ao passo a passo do que precisa: 

  1. Conheça bem o seu cliente (mapeamento de persona) 
  2. Ajuste o seu portfólio (liste seus produtos e serviço) 
  3. Use as mídias sociais de maneira segmentada (distribuição de conteúdo e captação de leads)
  4. Crie um site amigável, inteligente e funcional (sua casa, seu espaço)
  5. Marketing de conteúdo (crie sua autoridade no assunto) 
  6. Crie uma régua de contatos com seu cliente (automatize os processos) 
  7. Defina metas e projeções (quanto quer ganhar? quantos clientes quer atender? o que pretende realizar?) 
  8. Faça seu funil de vendas (passo a passo de suas vendas, de prospect a clientes) 
  9. Crie uma experiência única para o seu cliente (profissionalismo em tudo que faz) 
  10. Monte sua FAQ e vença as objeções (estratégia de vendas) 

Estamos passando por um momento confuso, mas nós da Equipe Personal Organizer Brasil, estamos aqui para te ajudar.

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Kalinka Carvalho

Consultora em Organização desde 2010 

1ª Embaixadora Personal Organizer Brasil